-
Arquitetos: Obra Arquitetos
- Área: 205 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Nelson Kon, Vitor Berge Sato
-
Fabricantes: Daolio e Valente Madeiras, Selecta Blocos, Solidus Mármores e Granitos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção do espaço da casa procurou principalmente propor uma espacialidade peculiar e livre para uma casa de praia e também promover ora a integração espacial e das pessoas, ora favorecer a intimidade e a separação dos ambientes.
Para isso os programas foram organizados em desníveis que favorecem esta organização e conferem características próprias a cada ambiente com conexões e visadas inesperadas, sem necessariamente separá-los. As diferenças de altura, seja da cota de piso, seja de pé direito promovem esta espacialidade.
O desenho dos caixilhos e a forma como abrem completam a intenção de se criar espaços ora coletivos ora individuais. Painéis de madeira pivotantes permitem que se tenha uma separação ou relação direta com a rua, com visões contínuas e ininterruptas que permeiam toda a construção. Esse desenho também permite o controle da ventilação da casa, necessariamente abundante pela condição local, mas também controlada em dias de frio para maior conforto.
Os embasamentos da casa foram construídos em alvenaria estrutural e lajes pré-fabricadas tipo painel, utilizando-se uma mão de obra local bastante simples. A partir dessa base foi montada uma estrutura de madeira, conectada com peças metálicas, que cobre todo o conjunto e confere toda a espacialidade da casa.